sexta-feira, 9 de outubro de 2009

(04/10/2009) Rotunda e zona de lazer dos Batoreis inauguradas


O presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, Joaquim Morão, inaugurou domingo, dia 4 de Outubro, em Escalos de Cima a rotunda e zona de lazer dos Batoreis. Ao som dos bombos de Almaceda, os populares que se reuniram junto ao edifício da Junta de Freguesia acompanharam o executivo da Junta até ao local da inauguração. Mas antes, foi feita uma paragem no adro da Igreja Matriz, onde esteva o pároco da freguesia, padre António Castanheira e, simbolicamente, se assinalou que ali também foram feitas obras de requalificação, no final do último ano e que ficaram concluídas há cerca de duas semanas, com a ligação da iluminação exterior subterrânea.
Já nos Batoreis, o presidente da Junta, Afonso Batista, explicou que a intervenção naquele espaço, “pretende servir não só a população, mas também todos os automobilistas que passem pela terra e queiram aproveitar para descansar, merendar ou até praticar um jogo de malha ou fito”. No local foi ainda recuperada uma nora com a tradicional picota. Desde que o cruzamento que ali existia deu lugar a uma rotunda, ficou disponível um espaço onde a Junta “sempre teve intenção de transformar numa zona de lazer”. Joaquim Morão chegou com algum atraso, mas a tempo de se congratular com a obra ali realizada e reiterando que “a Câmara Municipal está sempre disponível e tem todas as condições para apoiar as populações das diversas freguesias”. Referiu ainda que “as obras inauguradas são simbólicas, mas não deixam de ser muito importantes para a terra”.
Afonso Batista não escondeu a sua satisfação por ver esta obra concretizada, revelando que aquele foi “um dia feliz para Escalos de Cima. Apesar de muitos dizerem que esta rotunda já é velha, o facto é que com esta transformação do cruzamento para rotunda, nunca mais houve nenhum acidente grave”. O nome de Batoreis deve-se ao facto de ser assim que aquele local sempre foi conhecido. “Quisemos recriar estes tempos embelezando a rotunda com quatro batoreis”, acrescenta Afonso Batista, agradecendo ainda a Joaquim Morão todo o apoio dado à Freguesia, quer nesta obra, quer nas obras de requalificação que decorreram na Estrada Nacional 233 e no adro da Igreja Matriz.

Sem comentários: